
Há 22 anos com você!
Conheça os principais problemas de uma reforma, e saiba como evitá-los
05/02/2018 09:47Problemas podem vir de várias fontes – saiba como se prevenir e garantir uma boa reforma.
Cansou de seu ambiente? O imóvel está apresentando defeitos e deteriorações que estão comprometendo a aparência e a segurança do local? Pode ser o momento certo para se fazer uma boa reforma, deixando o local com uma aparência nova e garantindo o bom estado da estrutura para que possa servir com eficiência por mais bons anos.
No entanto, assim como para construir, reformar um imóvel pode causar muitos problemas e dores de cabeça. Neste artigo você conhecerá os problemas mais recorrentes, e aprenderá a evitá-los ou combatê-los.
Falta de planejamento
Uma reforma deve ser minuciosamente planejada, do começo ao fim, envolvendo orçamento, prazos, características da obra e dos materiais utilizados, dentre outras coisas. Isto envolve contratar o pessoal adequado para estudar o imóvel e planejar a reforma de maneira adequada, prezando pela maior agilidade combinada à maior eficiência possível.
Este é o primeiro grande problema que elencamos, pois a falta de planejamento adequado costuma ser a “mãe” dos demais erros que podem vir a acontecer. Portanto, planeje bem sua reforma. Converse com engenheiros, arquitetos e mestres de obras para discutir a viabilidade e o rendimento da obra desejada. Com todos os detalhes devidamente definidos, é o momento de colocar a mão na massa.
Material ou serviço rende menos que o esperado
Uma vez que todo o planejamento tenha sido realizado, é o momento de comprar o material. Por mais que o pedreiro recomende marca X ou Y, quem “assina o cheque” é sempre o cliente. Por isso, busque conversar com seus profissionais para buscar pelo material com a melhor relação custo-benefício.
Ao escolher materiais de má qualidade ou inadequados para aquele serviço, a qualidade, a agilidade e o resultado final da obra podem ser comprometidos significativamente.
Obra se estende por mais tempo do que o acordado
Além de zelar pela qualidade do material utilizado na obra, é necessário tomar cuidado também com a equipe que ficará responsável por sua execução. Converse com amigos e outros profissionais a fim de conseguir indicações sobre mestres de obras, pedreiros e outros profissionais com experiência e competência em executar a obra com a qualidade e o prazo esperados para sua conclusão.
Quando a obra começar a atrasar, converse com seu pedreiro e veja o que pode estar errado, a fim de tentar solucionar o problema. Se for verificado que a confusão toda seria má vontade ou incompetência do pedreiro, considere mudar de trabalhador. Isso custaria tempo e dinheiro mas, no final das contas, pode ser o “caro que sai barato”.
Vizinhos se incomodam com as obras
Uma obra, mesmo que de reformas, pode causar muitos ruídos e sujeira. Isso faz parte, de fato, mas pode incomodar muita gente. Se você mora em um condomínio, antes de iniciar a reforma, converse com síndico e vizinhos para explicar a situação dos dias que virão.
Afinal, todo mundo ainda vai precisar de uma reforma na vida, mas seria fundamental incomodar o mínimo de pessoas possível. Para entender um pouco mais sobre as etapas de uma construção, veja o passo a passo para construir uma casa, e tire todas as suas dúvidas.
Conclusões
Deu para perceber que o planejamento é o primeiro passo para evitar os problemas que acontecem frequentemente em uma obra, quando se esquece de considerar algo no planejamento, acontecem os imprevistos que atrasam a obra e consequentemente aumenta os gastos com mão de obra e materiais.
E lembre-se de não causar problemas na vizinhança: não custa nada informar as pessoas que você vai realizar uma obra e que alguns incômodos podem surgir durante esse período.
[Fonte: iConstruindo]
—————