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Dicas para realizar um bom orçamento elétrico
20/09/2019 09:31Você sabe como fazer orçamento elétrico? Você entende de planilhas de orçamento elétrico? Neste artigo vamos apresentar 5 dicas importantes para você fazer um ótimo orçamento elétrico e conseguir mais clientes
Se você trabalha como prestador de serviços na área da elétrica, certamente já se deparou com reclamações ou clientes pechinchando quanto ao preço do seu orçamento. Apesar de ser uma atitude bem natural de praticamente todos os clientes, muitos acabam não valorizando o serviço que será realizado. É necessário, portanto, que possam compreender que seu orçamento é feito com base em um produto de qualidade, e que irá oferecer uma mão-de-obra que não trará mais dor de cabeça.
Sempre há uma certa resistência ao gasto, mas cabe ao bom profissional de elétrica apresentar os motivos e argumento corretos para justificar aquele gasto a mais. Por isso que é importante capacitar-se profissionalmente e saber trabalhar dentro da norma, para poder justificar o porquê de seu orçamento.
Conquiste seu cliente
Dificilmente um cliente irá contratar um eletricista que ele não confia ou que não foi com a cara. Portanto, o primeiro passo é conquistar o cliente, tanto na confiança que ele deve ter em você como profissional, quanto na afinidade como pessoa, mas como fazer isso? Para chegar até isso, é necessário que você seja o mais capacitado, compromissado, transparente e honesto possível.
O primeiro contato e a primeira visita são o divisor de águas, pois é quando você pode ganhar mais um cliente ou então perdê-lo completamente. Sendo assim, seja pontual, esteja bem aparentado, tenha consigo as ferramentas necessárias e até mesmo as que não estão planejadas para aquela atividade. Nunca se sabe quando surgirá um imprevisto e, estar preparado para ele, é um ponto positivo.
Não faça orçamento na hora
Esta dica é muito importante, masvocê precisa saber trabalhar este aspecto, senão o cliente irá buscar outra opinião por pensar que está sendo enrolado. Mas por que não passar o orçamento no primeiro contato?
Você deve explicar ao cliente que, ao passar seu orçamento posteriormente, poderá avaliar detalhadamente a atividade que será realizada e buscar o melhor preço. Ou seja, que você vai apresentar o orçamento mais próximo do ideal possível. Caso você faça seu orçamento na hora, as chances de esquecer um material ou sobrar é muito grande - situações que podem ser evitadas com poucas horas de planejamento.
Mostre seus diferenciais
Neste ponto é que a sua capacitação irá falar mais alto! Quanto mais propriedade você tiver para falar do assunto, melhores serão os seus argumentos. Apresentar a norma de forma prática é o maior desafio do eletricista; portanto, gaste boas horas neste item, crie formas de mostrar a importância da norma e como pode ser perigoso não segui-la.
Explique as diferenças dos cabos, disjuntores e todos os outros equipamentos, apresente a necessidade dimensionar os cabos corretamente, mostre como um equipamento de qualidade inferior pode colocar em risco todo o resto da instalação e a segurança de todas as pessoas daquele imóvel.
Enfim, quanto melhor você mostrar o seu profissionalismo, melhor é a forma de convencer clientes.
Tenha um padrão
Se você criar um padrão para os seus orçamentos, além de facilitar os seus trabalhos futuros, melhor será a compreensão dos clientes, visto que a tendência é que você melhore cada vez mais este modelo.
Tenha registro dos seus trabalhos
A divulgação é fundamental para expandir os horizontes e alcançar cada vez mais clientes! Solicite ao cliente uma permissão para registrar o trabalho efetuado, lembrando sempre de manter a integridade visual e a privacidade daquele local. Este conteúdo é uma ótima ferramenta para o seu orçamento futuro, visto que quando houver um problema semelhante, você pode apresentar o vídeo do trabalho efetuado, como parte extra do orçamento, ou seja, o cliente vai ter uma resposta bem clara do resultado daquilo que ele pensa em contratar.
Seguindo essas dicas, você terá chances reais de conseguir a confiança de seus clientes, e conseguirá fazê-los entenderem que você se preocupa com a tarefa que será efetuada. Desta forma, demonstrará para eles que a remuneração é importante, mas que oferecer soluções que irão solucionar necessidades do cliente também é fundamental.
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