Há 22 anos com você!


O uso crescente do gesso na construção civil

19/09/2019 19:47

O uso do gesso na construção civil vem sendo conveniente por causa de suas propriedades, que o tornam bom, bonito e barato 

 
A construção civil vem usando cada vez mais o gesso, seja em revestimentos, rebaixamentos ou divisórias, o que deverá fazer com que aumente a procura por profissionais qualificados.
 
Para a construção civil, o gesso é um material pulverulento (pó) branco, obtido pela calcinação de uma rocha chamada gipsita. Trata-se de um mineral encontrado na crosta terrestre, cuja coloração varia do branco ao cinzento. É quimicamente conhecido como sulfato de cálcio hidratado (CaSO4.2H2O), e é obtido através da mineração.
 
Possui facilidade de moldagem, o que faz dele um material excelente para fabricação de ornamentos utilizados como acabamentos e efeitos decorativos, como molduras e sancas. Além disto, o gesso garante boa aparência, pois depois de endurecido apresenta superfície lisa e branca, dando ótimo acabamento, tanto em revestimentos de argamassa como em painéis ou adornos.
 
 
O uso de forro de gesso está cada vez mais comum em construções e reformas no Brasil. Isto se deve à praticidade e aos benefícios desse recurso, que pode facilitar instalações elétricas, colocação de luminárias, proteção térmica e acústica. Além disso, sua colocação é bastante simples e fornece um acabamento muito bonito ao ambiente.
 
O gesso possui boas propriedades térmicas e acústicas, sendo um excelente isolante contra propagação de fogo e boa aderência à alvenaria e concreto, podendo ser utilizado como revestimento de paredes de alvenaria sem necessidade de aplicação de chapisco que é necessário para as argamassas convencionais. Entretanto, sua espessura deve ser pequena, exigindo paredes ou tetos regularizados.
 
É resistente ao fogo por natureza, pois não propaga o fogo devido à presença de água nos seus produtos. Pode-se dizer que uma placa de gesso de 15 mm de espessura teria quase 3 litros de água cristalina dentro dela. Quando o fogo se aproxima da água, ela sofre evaporação, resultando em uma camada protetora cobrindo o produto de gesso. Isso ajudaria a impedir a propagação do fogo para outros materiais.
 
Revestimentos em gesso eliminam a necessidade de massa corrida na pintura, que precisa ser aplicada nos revestimentos com argamassa convencional. Seu uso apresenta uma boa produtividade, já que a aplicação de revestimentos em gesso é mais rápida e fácil do que a das argamassas convencionais e seu tempo de cura é menor, fazendo com que se possa iniciar a pintura mais cedo.
 
O custo do revestimento em gesso é menor, quando comparado às argamassas convencionais mais a massa corrida. Entretanto, depende de disponibilidade local de material e mão-de-obra. Também se deve considerar a superfície da parede ou teto em que ele será aplicado: se estiver muito irregular, será necessária a aplicação do emboço antes do gesso,  fazendo com que seu uso não se torne tão vantajoso.
 
O gesso apresenta, porém, algumas desvantagens, que limitam seu uso. Em contato com água pode se dissolver, o que faz com que não possa ser utilizado em áreas externas, sujeitas a chuvas. Pode, entretanto, ser usado em áreas internas úmidas, como banheiros, por exemplo, desde que convenientemente protegido.
 
O gesso tem também baixa resistência a choques, não devendo ser utilizado em áreas de tráfego intenso de pessoas ou cargas, como acontece, por exemplo, em áreas de circulação de prédios comerciais ou industriais. Seu uso é indicado para áreas internas residenciais ou de escritórios.
 
A capacidade do gesso de proporcionar um ambiente confortável e estético como material de construção, somada ao fato dele ser um produto comumente disponível na natureza e de ser livre de odores, tornam o seu uso cada vez maior. O uso de placas de gesso na construção de interiores atua como uma barreira de vapor que evita a umidade interna. Usando produtos de gesso, por exemplo, para uma construção de parede interna, precisa-se apenas fixar o quadro e encher as juntas. O processo completo é limpo, fácil e rápido. Além de tudo isso, o gesso como acabamento final reduz o trabalho de pintura adicional, uma vez que o branco em si dá uma aparência de limpeza ao ambiente.
 

—————

Voltar